quarta-feira, 30 de novembro de 2011

AVALIAÇÃO JOGOS ESCOLARES 2011

A avaliação dos Jogos neste ano de um modo geral foi muito boa, principalmente quanto à organização dos Jogos e Abertura. Muitos pontos positivos foram avaliados nas T.A.D., inclusive sendo solicitada a ampliação dessas turmas.
Em outros aspectos como datas e locais de jogos as opiniões se contradizem, pois para alguns os jogos devem ser nos dias de aula e para outros aos sábados, o que representa não consenso, mas sim opções pessoais. Como sugestão seria que as escolas, na medida do possível, disponibilizassem as sextas-feiras para realização das aulas das T.A.D. (pois os jogos seriam nos horários das T.A.D. envolvendo os alunos da mesma) e que os professores só pudessem ter aulas de treinamento em uma única unidade de ensino.
A postura de professores e árbitros também fora citada como aspecto negativo principalmente das escolas particulares. Como sugestão seria a criação de um código de conduta e ética a serem enviados para as escolas com a condição de respeitá-lo bem como conhecer os objetivos dos jogos da rede pública que vão além da simples competição, pois tem caráter pedagógico e social.
Sugeriu-se também a criação de uma comissão permanente para os Jogos, bem como reuniões mensais (como já realizada em 2009 e 2010) e capacitações específicas para as T.A.D.
Com relação à forma de disputa e período de jogos em uma só semana “como antigamente”, fica por motivos de logística impossível de se realizar, pois a quantidade de escolas envolvidas hoje (mais de 30) é maior do que “antigamente” e a participação em uma modalidade por aluno limita e vai na contra mão dos objetivos da rede que é atingir uma maior quantidade de alunos que vivencie diversas modalidades esportivas o ano todo, além de não limitar a apenas um jogo (a equipe derrotada) no ano.
“O esporte escolar deve ser feito para todos, feito por todos, o tempo todo.”

Segue abaixo os pontos principais das avaliações das escolas enviadas a Secretaria de Educação:

PONTOS POSITIVOS:
- Atividades durante todo o ano;
- Calendário prévio sem alterações;
- Organização dos jogos e abertura;
- Árbitros sem vinculo com a escola;
- Pontualidade dos jogos (sem grandes atrasos);
- Oportunidade de vivenciar e estimular a pratica esportiva;
- Blog informativo da Olimpíada;
- Valorização do T.A.D.;
- Diversidade de modalidades (conhecer outras modalidades além do futebol);
- Vinculo do aluno com a escola e professor;
- Integração dos alunos de diversas escolas.

PONTOS NEGATIVOS:
- Atenção às escolas rurais (transporte e lanche);
- Postura de professores desrespeitosa com alunos e árbitros e muito competitivos;
- Melhores estruturas de materiais e equipe de apoio;
- Árbitros sem critérios  pedagógicos;
- Jogos no período de aula e aos sábados;
- Não envolver toda a escola;
- Falta de uma comissão organizadora formada por professores da rede;
- Muitos dias de jogos durante o ano.

SUGESTÕES:
- Atendimentos especiais às escolas rurais;
- Maior e melhor estrutura para o evento (materiais esportivos, segurança, equipe de resgate e apoio de gestores da educação);
- Comissão de professores com reuniões periódicas para realização do evento;
- Retornar a Olimpíada nos modos do passado com jogos realizados em uma única semana do ano;
- Realizar os jogos das escolas em locais próximos a elas;
- Contratar árbitros sem vinculo com a escola e que a arbitragem seja realizada de forma pedagógica;
- Reavaliar as regras específicas da modalidade de Handebol (difícil entendimento para o nível escolar).